terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Deputados do Acre e autoridades visitam haitianos refugiados em Brasiléia

O Alto Acre
Alexandre Lima

Uma comissão composta pelos deputados do Acre, Moisés Diniz (PCdoB), Manoel Moraes (PSB), secretario de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Henrique Corinto, ativista Abrahim Farhat Neto, o Lhê, que foram acompanhados pelo presidente da Câmara Municipal de Epitaciolândia, Raimundo Gondim, do diretor executivo do CONDIAC Silton Melo e do representante do Governo na região, José Alvanir entre outras pessoas.
O principal foco da visita, segundo Moises Diniz, foi a pedido do governador do Acre, Tião Viana, para que criasse um grupo para observar como estaria a situação dos haitianos que estão na fronteira e apresentar sugestões após a visita.
O primeiro encontro aconteceu na Câmara Municipal de Brasiléia, por volta das 12h20, quando a pequena comitiva chegou na fronteira. Diniz falou que várias autarquias do Estado serão convidadas para se unirem numa campanha em prol aos haitianos.
Uma comitiva será criada com representantes das Prefeituras, Câmaras, Governo e outros, para se reunir na próxima quarta-feira, dia 09, acompanhando o Secretário de Justiça e Direitos Humanos do Acre, numa audiência que acontecerá no Ministério das Relações Exteriores para tratar do assunto.
Uma outra etapa a ser realizada, será se reunir com Sindicatos numa grande campanha para arrecadar alimentos e água potável aos que estão instalados em abrigos improvisados na cidade de Brasiléia.
Numa das visitas, à Paróquia Nossa Senhora das Dores em Brasiléia, foram recebidos pelo padre Rutemarque Crispim, que lhes mostrou como estão atendendo os refugiados e o que falta. Um fato que chamou a atenção, seria um pedido simples feito pelo pároco, “uma panela grande”, para fazer comida.
Depois, foram até o ginásio da cidade, onde estão “morando”. Muitos trouxeram um pouco de dinheiro que está acabando e este estava servindo para comprar comida e um pequeno quarto em hospedarias.
Pra quem acaba, só resta ir para o ginásio que dispõe de pouco colchões e, segundo eles, já estão dormindo cerca de três num só. Durante a semana, foi visto muitos recebendo CPF’s e carteira de trabalho e sendo levados para o estado de Rondônia, para trabalhar e construir uma vida nova.
Sobre o boato de possíveis contágios de doenças, Diniz falou que ninguém está entrando em solo brasileiro sem que esteja devidamente imunizado. Durante a semana, o Governo do Acre publicou uma nota tranquilizando a população do Acre. Reveja aqui.
Dim lights Embed

Nenhum comentário:

Postar um comentário