Durante o pequeno expediente da sessão de hoje (18) na Assembléia Legislativa do Acre (Aleac) o deputado Manoel Moraes criticou abertamente as colocações do deputado Major Rocha (PSDB), se defendeu das acusações feitas pelo deputado tucano e disse ainda estar preparado para um debate qualificado sobre Manejo Florestal.
O deputado Manoel Moraes (PSB) mostrou indignação com as afirmações do deputado Major Rocha (PSDB) que criticou o projeto de manejo ao exibir um vídeo com depoimentos contrários ao projeto e também por acusá-lo de defender o projeto do governo em troca de benesses. “Minha empresa, a Silva e Sales não vende para o governo. Se o Major Rocha achar uma única nota provando que vendo para o governo eu rasgo meu diploma de deputado”, declarou.
O desabafo do deputado socialista foi em resposta a critica do deputado tucano que disse que ele defendia o governo porque tem contratos com o Estado. Manoel aproveitou a defesa para dizer que Rocha não entende de manejo sustentável e que deveria se informar melhor sobre o assunto. “É preciso entender o assunto para poder debater, sem fazer acusações levianas. O Major Rocha entende pouco de manejo e me acusa de não saber, eu ao contrario dele conheço de perto e muito bem o assunto“, declarou
Moraes aproveitou ainda para explicar de forma didática ao deputado tucano sobre manejo. Ele fez questão de Manejo florestal é um conjunto de técnicas empregadas para colher cuidadosamente parte das árvores grandes, de tal maneira que as menores, a serem colhidas futuramente, sejam protegidas. Com adoção do manejo, a produção de madeira pode ser contínua ao longo dos anos. A palavra "manejo" significa uma forma correta de se obter um "planejamento".
O deputado socialista também afirmou que o manejo florestal, é feito com planejamento e que os benefícios econômicos do manejo florestal superam os custos. Moraes destacou ainda o fato de que o homem da floresta é o maior beneficiado com o manejo. “ É claro que em todo o lugar há pessoas descontentes, mas dizer que o homem da floresta não tem beneficio é mentira deslavada. Há casos em famílias trabalhando em mil hectares que tem renda de 850 reais por pessoa. Isso não é passar fome”, argumenta.
Moraes lembrou que tem estudos sobre o manejo sustentável de madeira e que o Major Rocha está equivocado ao dizer que a prática está trazendo a devastação. “O Acre tem 14 milhões de hectares de terra bruta, mas só dois porcento estão sendo usados para o manejo. Fazendo assim, com este aproveitamento anual, o Acre pode manejar a floresta por 50 anos. O plantio de qualquer espécie de árvore leva 20 anos e não 200 anos como disse o major Rocha”, argumentou.
De acordo com o deputado, a equipe de Rocha que produziu o vídeo denegrindo o projeto de manejo ouviu apenas três pessoas de uma mesma família e que eles pouco sabiam sobre o que estavam dizendo. “Eles estão sendo levados por políticos que querem levar vantagem em tudo, como antigamente quando o Brasil era um país que não alavancava, que todo brasileiro queria tirar vantagem. É um vídeo de má qualidade e mal informado”, argumentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário