Durante toda a quinta-feira (01) o deputado Manoel Moraes (PSB) esteve em Brasília acompanhado do presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), deputado Luiz Tchê (PT do B) para somar forças com representantes da bancada federal acreana na luta por recursos para o Acre no período pós-enchente. Os parlamentares acreanos estiveram reunidos com o presidente do Senado Federal, José Sarney, com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, que é dos quadros do PSB, mesmo partido que Moraes e conseguiram boas conquistas. Entre as boas novas está o fato de que na próxima segunda-feira serão liberados mais 05 milhões de reais para somar com os 05 já anunciados nesta semana. “Serão 10 milhões nesta fase emergencial, mas haverá ainda outras ajudas”, diz o parlamentar socialista.
Além dos recursos emergenciais o Ministro Fernando Bezerra garantiu ainda que há em andamento um cálculo inicial para construção de 3 mil unidades habitacionais. As novas casas receberão os moradores de áreas que alagam tão logo o nível do rio Acre chegue à cota de transbordamento, como é o caso de moradores do bairro Taquari. Vale ressaltar que as 3 mil unidades habitacionais sairão a custo zero para a população.
Além da construção novas casas haverá ainda uma espécie de desburocratização no acesso aos recursos do Programa Minha Casa, Minha vida.
Para o deputado Manoel Moraes a reunião com Fernando Bezerra foi a mais produtiva possível. “O Ministro é um homem sensível aos problemas que o Acre está enfrentando. Além dos recursos emergências, a construção das casas populares em breve está indo à Rio Branco uma equipe ligada ao Ministério para avaliar o custo efetivo de se reconstruir muita coisa no Estado, especificamente em municípios como Brasiléia, que foi devastado pela alagação.”, garantiu.
A junção de forças
Manoel Moraes, morador de Xapuri, conhece bem de perto a realidade do vizinho município Brasiléia e afirma que sentiu profundamente o estado de destruição que o município ficou depois da enchente, por isso resolveu ajudar pela procura de ajuda. “Foi muito triste tudo que aconteceu com essa enchente, mas no interior é sempre mais grave pela falta de recursos. As forças das Prefeituras e do Governo Estadual nessa hora são poucos diante de tanta calamidade, por isso é preciso partir para instancias maiores. Resolvemos buscar ajuda em Brasília e graças a Deus tudo será resolvido”, enfatizou.
Produtores rurais
Manoel Moraes que é um dos deputados estaduais considerados mais atuantes quando se trata da defesa do homem do campo, afirma que ficou bastante emocionado também com a perspectiva de que os produtores rurais que foram vitimas da enchente também receberão ajuda do Governo Federal. “Uma equipe técnica irá ao interior avaliar o valor do prejuízo e com certeza esses produtores rurais receberão ajuda. Sei que tem muita gente preocupada, principalmente quem recorreu às linhas de financiamento bancário, mas podem ficar tranqüilos que tudo será resolvido”, diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário