quinta-feira, 22 de março de 2012

Discurso deputado Manoel Moraes- Homenagem Xapuri

Segue na integra o discurso do deputado Manoel Moraes ( PSB) em homenagem a Xapuri.

Senhor Presidente,
Nobres Deputados.

Bom Dia!


1.  Quero hoje aproveita a oportunidade de falar nesta tribuna para ressaltar um importante acontecimento para o município de Xapuri. Trata-se das comemorações alusivas aos 108 anos de fundação do município, que no dia 22 de março festeja mais um aniversário de emancipação político-administrativo.
2.  Tenho orgulho de ter sido o Deputado Estadual mais votado no município, o que muito me honra.
3.  A história de Xapuri é marcada pela constante busca do desenvolvimento econômico, social e cultural. Muitas lutas foram travadas no campo ideológico e comportamental. O objetivo central era o desenvolvimento e o bem-estar do povo dessa comunidade.
4.  Xapuri é o lugar para investir e viver. O município leva esse nome em homenagem à tribo indígena formada pelos Xapurys. Ali também habitavam os índios Catianas e Meneteris.
5.  As terras, onde atualmente se localiza a cidade, eram de propriedade do cearense Manuel Raimundo, seringalista que chegou à região durante o Ciclo da Borracha. Os seringais da região do atual município de Xapuri eram os mais produtivos do planeta, fazendo com que a região se tornasse a principal referência (em termos sociais, culturais e econômicos) do Acre em outras regiões do país e também do mundo.
6.  Toda essa importância fez com que a região fosse palco de intensos entraves entre a Bolívia (país que, de acordo com o Tratado de Ayacucho, era dono das terras do Acre) e os moradores que ali habitavam, sendo grande parte composta por brasileiros oriundos do Nordeste. A Bolívia exigia a saída dos moradores, e passou a enviar tropas para ocupar a região. Em 1902, a região de Xapuri passou a ser integrada ao Território das Colônias, sendo ocupada por autoridades bolivianas, a contragosto da população. Com o domínio da região e o acordo feito pela Bolívia com um sindicato americano, o Bolivian Syndicate, os habitantes começaram uma revolta contra a Bolívia, sob o comando do militar gaúcho José Plácido de Castro. Plácido e seus homens atacaram a Intendência Boliviana de Xapuri no dia 6 de Agosto de 1902, derrotando as autoridades e exército boliviano, proclamando o Estado Independente do Acre. Era o início da Revolução Acreana, que só terminaria quando o Exército Acreano dominaria a Intendência Boliviana na cidade de Puerto Alonso, atual Porto Acre. Durante a Revolução Acreana (agosto de 1902 - Janeiro de 1903), Xapuri teve um papel de destaque, pois a vila era o principal reduto do Exército Acreano, formado por seringueiros e ex-combatentes na Revolução Federalista, liderados por Plácido. Era a partir da Vila Xapuri que Plácido e seus homens se dirigiam às demais Intendências Bolivianas instaladas na região. A vila também foi palco de intensos combates entre o Exército Boliviano e o Exército Acreano. Em abril de 1903, Xapuri se tornou Capital do Acre Meridional.
7.  Após a Revolução Acreana, Xapuri passou por anos "dourados". Na época movida e dirigida por famílias de comerciantes de origem sírio-libanesa, o município esbanjava luxo no pequeno centro urbano, e ocultava a situação de miséria social a que eram submetidas às famílias que moravam no interior da floresta, extraindo o látex.
8.  Foi marcante a persistência da comunidade xapuriense nos primórdios da história do município pela sua independência política. Esse espírito ainda se mantém e é percebida a atuante participação da comunidade em qualquer que seja a disputa que ocorra.
9.  Senhor Presidente,
10. Senhores Deputados.
11. A história política de Xapuri é lembrada pela vontade de sua população em possuir sua autonomia política para se tornar distrito, como para se emancipar política e administrativamente.
12.       Hoje sua economia é basicamente voltada para o setor primário e a pecuária, destacando-se o extrativismo vegetal. A borracha e a castanha ainda são os principais produtos do município. Atualmente a cidade vive uma tendência para a industrialização de produtos da floresta (borracha, castanha e madeira). Em 2008 foi criada na cidade a primeira fábrica de preservativos naturais do planeta, a Natex, que utiliza a borracha natural retirada das reservas extrativistas da região para a fabricação dos preservativos. Há incidência também de recursos naturais como a gipsita, matéria prima do gesso e do giz.
13.       Hoje 22 de março é um momento importante. São 108 anos de vida, de independência, de união da sociedade e de sucesso.
14.       Parabéns, XAPURI.
15. Muito obrigado!

Colaboração: Dr Adailton Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário